FACTORING
Nossa finalidade principal é fomentar, assessorar e ajudar o empresário a solucionar problemas do dia a dia. A operação de factoring possibilita a sua empresa vender créditos, antecipando a entrada dos recursos gerados por vendas a prazo. Assim, sua empresa mantém o giro das atividades sem dívida em bancos e sem comprometer o crédito no mercado.
Na Europa, onde se realizam de 60% a 70% do montante de operações de factoring mundiais, o serviço bem utilizado e coerente tem ajudado a melhorar a rentabilidade e aumentar o resultado financeiro das empresas clientes. Os mercados mais desenvolvidos da Ásia estão aprendendo também com esse modelo, dando preferência à factoring em face de arriscados e custosos modelos de crédito bancário.
A atividade de factoring é muito importante para o crescimento dos negócios e para o equilíbrio financeiro das Empresas nacionais. É um mecanismo de gestão comercial que expande os seus ativos, aumenta suas vendas, sem fazer dívidas. A falta de informação sobre o Factoring no Brasil, dificulta aos Micros e Pequenos Empresários, desfrutar destas atividades de desenvolvimento empresarial, quando necessárias ao empreendedor.
As empresas de factoring se inserem na livre concorrência empresarial, sendo reguladas pelas leis de mercado.
Os agentes do Factoring são:
Empresas de factoring;
Empresa Cliente - Cedente;
Sacado.
Na Europa, onde se realizam de 60% a 70% do montante de operações de factoring mundiais, o serviço bem utilizado e coerente tem ajudado a melhorar a rentabilidade e aumentar o resultado financeiro das empresas clientes. Os mercados mais desenvolvidos da Ásia estão aprendendo também com esse modelo, dando preferência à factoring em face de arriscados e custosos modelos de crédito bancário.
O que é factoring
Factoring é a prestação contínua e cumulativa de assessoria mercadológica e creditícia, de seleção de riscos, de gestão de crédito, de acompanhamento de contas a receber e de outros serviços, conjugada com a aquisição de créditos de empresas resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços, realizadas a prazo. Esta definição foi aprovada na Convenção Diplomática de Ottawa-Maio/88 da qual o Brasil foi uma das 53 nações signatárias, consta do Art. 28 da Lei 8981/95, ratificado pela Resolução 2144/95, do Conselho Monetário Nacional.Factoring no Brasil
A palavra "Factoring", mundialmente conhecida, a partir do século XVII, não encontra tradução precisa em português. O factoring surgiu no Brasil em 1982, com a criação da ANFAC - Associação Nacional de Factoring.A atividade de factoring é muito importante para o crescimento dos negócios e para o equilíbrio financeiro das Empresas nacionais. É um mecanismo de gestão comercial que expande os seus ativos, aumenta suas vendas, sem fazer dívidas. A falta de informação sobre o Factoring no Brasil, dificulta aos Micros e Pequenos Empresários, desfrutar destas atividades de desenvolvimento empresarial, quando necessárias ao empreendedor.
Características do Factoring
O Factoring se diferencia do sistema bancário, dentro de seus novos e modernos conceitos e pelas suas características básicas.As empresas de factoring se inserem na livre concorrência empresarial, sendo reguladas pelas leis de mercado.
Os agentes do Factoring são:
Empresas de factoring;
Empresa Cliente - Cedente;
Sacado.